sábado, 7 de abril de 2012

Calendário Hebreu

O Calendário Hebreu é o calendário oficial de Israel. É usado para observar os preceitos religiosos por judeus do mundo todo. O Calendário Hebreu atual é apenas alguns séculos mais antigo do que o Gregoriano, mas incorpora muitos elementos ancestrais. Os nomes dos meses, na maioria, são os nomes babilônicos estabelecidos no primeiro século da era cristã. O Calendário Judeu é um calendário combinado, também classificado de lunissolar. Seus anos devem coincidir com o ano tropical e seus meses com os meses sinódicos, uma tarefa que não é simples de ser realizada.
  O ano judeu
 Os anos são contados a partir da criação do mundo, que foi datada em 3761 a.C. A partir do século IX, os anos deste calendário foram denominados anno mundi ou A.M. A maioria dos anos é composta por 12 meses lunares de 30 dias (masculino ou mês completo) ou de 29 dias (mês deficiente). Dois dos meses variam todos os anos. Para compensar a diferença de 11 dias entre a duração do ano solar e dos 12 meses lunares, um mês adicional de 30 dias é inserido nos anos 3, 6, 8, 11, 14, 17 e 19 em ciclos de 19 anos. Estes anos são os anos bissextos de 13 meses. Devido a estes fatos, o número de dias do ano varia de ano para ano.
  Os meses
 Todo mês começa (aproximadamente) com a Lua Nova. Os 12 meses do ano possuem nomes próprios. Nos anos bissextos, o nome do sexto mês, Adar, é repetido em Adar I e Adar IIPara estabelecer o início de um novo mês usa-se a Lua Nova calculada. Para entender os cálculos é preciso saber que a hora é dividida em 1080 'partes' (veja abaixo) e que o Meridiano de Jerusalém serve de referência. A Lua Nova que deu início ao aono A.M. 1 ocorreu às 5 horas e 204 partes depois do pôr do Sol, isto é, um pouco antes da meia-noite de 6 de Outubro de 3761 a.C. pelo Calendário Juliano. A Lua Nova de qualquer outro ano é calculada tendo por base este horário e usando-se um mês sinódico de 29 dias, 12 horas e 793 partes. Convém lembrar que 18:00 hora Jerusalém corresponde a 15:39 UTC.
  A semana
 A semana do Calendário Hebreu é de 7 dias, seis dos quais possuem nomes baseados em números. O sétimo dia é o Sabbath. Alterando o padrão dos anos dentro do ciclo de 19 anos é possível evitar que feriados importantes caiam em dias da semana que seriam inaceitáveis do ponto de vista religioso. Por exemplo, o Dia do Yom Kippur, em Tishri 10, não pode ser uma Sexta-feira ou um Domingo; o Ano Novo, Rosh Hashana, em Tishri 1, não pode cair numa Quarta ou numa Sexta-feira. Estes ajustes são feitos de modo que sejam compensados dentro do ciclo de 19 anos (o chamado ciclo Metônico).
  Os dias
Os dias começam com o pôr do Sol ou, dependendo da circunstância religiosa, quando três estrelas médias podem ser vistas no céu. Para fins de calendário, no entanto, considera-se as 18:00 horas (hora de Jerusalém). As horas são divididas em 1.080 halakim (helek no singular). Um helek corresponde a 3 1/3 minutos e, cada helek, é dividido em 76 rega`im (aproximadamente 0.44 segundos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário